21 de dez. de 2010
O Udu-de-coroa-azul (Momotus momota)
O Udu-de-coroa-azul é uma ave Coraciiforme da família Momotidae. Também conhecido como udu-coroado e juruva.
Mede 44 cm de comprimento. Uma das mais belas aves do Cerrado, o udu se caracteriza pela plumagem de cores espetaculares e a cauda, formada por duas longas penas centrais, em cujas pontas se formam duas raquetes.
É comum, vivendo no estrato baixo ou médio em todo tipo de matas abertas ou densas, matas ciliares, cerradões e áreas esparsamente arborizadas. Espécie bastante flexível ecologicamente, pode ocorrer até em pequenas matas em parques urbanos, ocupando áreas antrópicas anexas ao seu biótopo. Desaparece em áreas de monocultura e pecuária extensivas, pela remoção completa da vegetação natural.
A espécie é comum nas matas ciliares abertas ao longo do Rio das Almas (obs. Pessoal).
Vive solitário ou aos pares, com pouca associação entre os indivíduos. Se perturbado, balança a cauda de um lado para o outro. Não teme o ser humano, permitindo uma boa aproximação.
Permanece pousado imóvel por algum período, voando repentinamente até a folhagem, galhos ou o chão para apanhar presas. Tem dieta mista, composta por frutos e artrópodes, peixinhos, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos, pássaros e seus filhotes. Segue formigas-de-correição, eventualmente.
O canto é semelhante ao de uma coruja, emitido mais freqüentemente no clarear e escurecer, embora possa ser escutado a qualquer hora do dia e da noite.
O período reprodutivo é de julho a novembro. Nidifica em buracos escavados em barrancos ou no solo, onde escava seu túnel de 0,6 a 4 metros de profundidade, chocando entre 3 e 5 ovos brancos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário