21 de dez. de 2010

O Pombão (Patagioenas picazuro)


O pombão mede 34 cm de comprimento. Como o nome sugere, é uma das maiores espécies de pomba brasileiras e a maior espécie que ocorre em Goiás, onde é mais conhecida como pomba-de-bando. Também recebe os nomes de Asa-branca, pomba-verdadeira, pomba-trocal, pomba-carijó e pocaçu.

Vive solitário ou em bandos de até dezenas de indivíduos, nos cerrados, bordas de matas de galeria, campos com árvores, áreas agrícolas e ambientes alterados, sendo frequentemente encontrado no solo. Expande sua área de ocorrência com o desmatamento e expansão de áreas agrícolas e cidades.

Come grãos cultivados e sementes nativas, apanhados no solo e em plantações, concentrando-se em bandos nos açudes e banhados para beberem ao final da tarde. A espécie foi beneficiada pela introdução de culturas de grãos.

O canto é baixo, profundo e rouco, de três a quatro sílabas: “gu-gu-gúu”, “gú-gu-gúu”.

Tem vôo rápido e forte, voando longas distâncias a grande altitude, entre as áreas de alimentação e de dormida. Em vôo, exibe a faixa branca na parte superior das asas.

Nidifica em árvores baixas nos cerrados, onde constrói uma plataforma frouxa de gravetos, entre dois e quatro metros do solo, nos meses de maio a março. Põe 1 ovo branco, incubado entre 16 e 19 dias. O filhote é alimentado pelos pais com o “leite de papo”, uma massa composta pelo epitélio digestivo do papo, que é fortemente desenvolvido em ambos os sexos durante a época da reprodução. Esta substância é regurgitada para ser recolhida pelo filhote no bico dos pais. À medida que o filhote vai crescendo são adicionados sementes na alimentação. O filhote sai do ninho semelhante aos pais, um pouco menor e com a faixa branca da asa quase inexistente.

Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações.

Apartir dos anos 80 colonizou as áreas urbanas do Brasil Central, onde se tornou bastante comum. De fato, a ocorrência dessa espécie é cada vez mais comum nas cidades, chegando a ser tão abundante quanto o pombo-doméstico (Columba livia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...