21 de dez. de 2010

O Tucanuçu (Ramphastos tucanus)


O Tucanuçu é uma ave Piciforme da família Ramphastidae. O maior dos tucanos mede de 55 a 61 cm de comprimento, sendo a espécie mais comum no Brasil Central. Também conhecido como tucano-toco e tucano-de-peito-branco.

É comum em áreas abertas, chácaras, cerrados, cerradões, matas ciliares, matas de galeria, pastos e até áreas urbanas.

Destaca-se pelo bico enorme, desproporcional ao corpo e de cor amarelo-alaranjado. Leve e constituído de material poroso, o bico é usado com habilidade para manusear desde pequenos frutos até lascas de troncos. O bico também serve na comunicação e no reconhecimento mútuo entre os tucanuçus.

Durante a maior parte do ano vive em casais, percorrendo os subsistemas do Cerrado em busca de frutas, insetos e pequenos vertebrados, principalmente filhotes de aves e ovos.

Visita árvores frutíferas como mamoeiros e abacateiros, em pomares próximos à mata ou na periferia de cidades. A espécie tem uma importante função ecológica como dispersora de sementes.

Também é comum ver a espécie em bandos pelas copas e pelo estrato médio ou sobrevoando rodovias e matas ciliares.

Aparece pousado até em lotes bem arborizados. Gosta de árvores altas, como o pau-de-tucano da borda das matas. Ao se deslocar, geralmente um membro do casal sai primeiro, seguido depois pelo outro. Em vôo, visto pelo dorso, apresenta um grande espelho branco, próximo da rabadilha.

Seu chamado, rouco, é semelhante ao de um sapo, mas muito alto.

O ninho é um oco já escavado por um pica-pau ou um papagaio, muitas vezes no oco de palmeiras como o buriti. Pode também nidificar em barrancos ou ocupar ninhos de pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) em cupinzeiros terrestres. O casal choca quatro ovos brancos (coloração típica de ovos chocados por aves que nidificam em cavidades escuras) num leito composto por sementes regurgitadas. Os filhotes saem do ninho após várias semanas, com o bico menor que o do adulto, de cor amarelo-clara e sem a marca preta na ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...