21 de dez. de 2010

O Tico-tico (Zonotrichia capensis)


O Tico-tico é uma ave Passeriforme da família Emberizidae.

Mede 15 cm de comprimento. É uma das aves mais conhecidas do Brasil. São características da espécie o pequeno topete, o desenho estriado da cabeça e o colar ferrugíneo. O macho distingue-se da fêmea por eriçar mais frequentemente seu topete.

É comum em paisagens abertas como plantações, fazendas, chácaras e cerrados próximos à borda de matas ciliares, sendo incomum no interior de cidades no estado de Goiás. Abundante em locais altos expostos a ventos frios e fortes. É favorecido pelo desmatamento e pela drenagem de alagados, aumentando sua área de ocorrência. Não ocorre em área de matas contínuas.

Vive em casais isolados, sendo que o macho ataca tico-ticos vizinhos que invadam seu território. Ocasionalmente reúnem-se em pequenos grupos para alimentar-se.

Alimenta-se de insetos, sementes, grãos e frutos procurados no solo ou em pequenos arbustos. É implacável em suas caçadas atrás de insetos, enfrentando aves muito maiores, como o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus). É um pássaro de grande importância ecológica, pois come dezenas de insetos por dia.

Faz ninho em forma de tigela aberta e espessa, tecido com raízes e fibras vegetais secas, ficando oculto por touceiras de capim no solo ou em suas proximidades. Põe de 2 a 4 ovos esverdeados e salpicados de vermelho que são incubados durante 12 ou 13 dias.

O tico-tico é o principal alvo do pássaro parasita chupim (Molothrus bonariensis) que frequentemente deposita seus ovos no ninho da espécie, imitando perfeitamente a coloração dos ovos de seus hospedeiros, embora sejam maiores e mais arredondados. O filhote do chupim geralmente nasce primeiro e assim que nasce empurra os outros ovos para fora do ninho, matando-os. Por isso é comum ver o tico-tico alimentando filhotes negros e como o dobro do tamanho dos pais adotivos, que na verdade são filhotes de chupim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...